segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Afinal, o que é imoralidade sexual?

Ontem, meu noivo e eu fomos abordados por uma irmã muito simpática na Igreja. Como somos recém-chegados, os irmãos e irmãs de grandes obras vêm nos ajudar a seguir o caminho de Cristo com muita alegria e entusiasmo (sem intimidação). Ela, muito discreta, veio nos contar os milagres que Nosso Senhor operara -- em especial a gestação de Alice -- em sua vida.

O bom papo de S. nos levou ao seu tempo de namoro. Contava-nos as dificuldades de construir esse amor tendo como base os princípios e a moral cristã. Eles decidiram não se beijar durante o namoro. Imagina o  tanto de preconceitos que esse casal sofreu até o casamento. Misericórdia, Senhor! Ele, porém, é bom e justo. Segundo ela, Deus os honrou diversas vezes por conta desse comportamento. 

Naturalmente, essa conversa me desconsertou. Fiquei muito confusa com relação ao que Deus quer para as nossas vidas. E agora, José?

Ao chegar em casa, pesquisei estudos sobre a sexualidade cristã. Evidentemente, os autores -- com muita sabedoria -- atribuem ao comportamento sexual (antes do casamento) pecado. O que é justificado pelas   Sagradas Escrituras em 1 Co 6:18-20 e 7:9; 1 Ts 4:3,6; 1 Tm 4:12; e Hb 13:4.

"Porneia" é a palavra grega originalmente empregada na Bíblia quando se trata de atividade sexual. Em Mateus 19:9, por exemplo, foi traduzida da seguinte forma:

ARA – Relações sexuais ilícitas
ARC – Fornicação
NTLH – Adultério
NVI – Imoralidade sexual*

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar seu corpo [No grego, vaso. Aprenda a conseguir esposa ou aprenda a viver com sua própria mulher são traduções possíveis para esta passagem -- nota de rodapé] de maneira santa e honrosa, não dominados pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas [santidade -- grifo meu] não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo. (I Ts 4:3-8)

Mas, afinal, o que é imoralidade sexual? A mesma passagem (I Ts 4:3-8) na Bíblia Sagrada Edição Pastoral traz:
A vontade de Deus é que vivam consagrados a ele, que se afastem da libertinagem, que cada um saiba usar o próprio corpo na santidade e no respeito, sem deixar-se arrastar por paixões libidinosas, como os pagãos que não conhecem a Deus. Quanto a isso, que ninguém ofenda ou prejudique o irmão, porque o Senhor se vinga de todas essas coisas, como já dissemos e demos provas. Deus não nos chamou para a imoralidade, mas para a santidade. Portanto, quem despreza essas normas não despreza um homem, mas o próprio Deus, que dá o Espírito Santo para vocês. (I Ts 4:3-8)

Note que Paulo, quando chama o cristão à santificação, convida-o a "compreender de maneira nova a si mesmo, os outros e as relações humanas" e a "descobrir o valor do corpo, que foi criado por Deus". "O respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro" são, portanto, os pontos norteadores comportamento sexual cristão.**

O que me intriga é que as Escrituras comumente selecionadas para desaconselhar a atividade sexual estão relacionadas à lascívia e à devassidão, e não ao desejo de unir-se em uma só carne partindo de um casal compromissado, que se respeita mutuamente, tal como o par romântico de Cântico dos Cânticos.

Não entendo porque Deus reservaria ao casamento as delícias de se fazer amor com quem se ama -- especialmente em um contexto histórico em que o casamento era arranjado pelos pais dos noivos! Por que só quando se divide o mesmo teto com o amado é que a relação sexual é abençoada? Eu pensava que o amor bastava.

Esta questão me aflige demais porque meu noivo e eu vivemos para Deus e vivemos inteiramente um para o outro. Sabemos mais que ninguém o quão difícil é casar-se quando imerso a uma cultura de valorização das conquistas pessoais e de um estilo de vida mais independente. Para filhos da burguesia casarem-se é necessário atingir uma certa idade, terminar a faculdade, passar em um concurso público, construir um patrimônio pessoal -- incluindo casa, carro...

E isso tudo é muito difícil para gente, pois nos amamos em todos os sentidos. Holisticamente. Sim, isso inclui o âmbito sexual. Não o entendemos como pecado, portanto, sequer nos sentimos culpados. Estamos aflitos porque, no meio evangélico, este comportamento é fortemente suprimido e porque não conseguimos entender a razão pela qual há tanta repressão sexual nas Igrejas.

Fica, então, o pedido de ajuda aos irmãos e irmãs mais experientes para nos ensinar a verdade que Deus nos revela; pois cultivamos o desejo genuíno de perseverar no caminho de Nosso Senhor, Jesus Cristo.

Ah! Também não queremos ser expulsos da Igreja que frequentamos. :-(

A Paz do Senhor.


* Confronte Coelho, Cláudio Pinas. A sexualidade à luz da Bíblia.
** Confronte nota de rodapé da Bíblia Sagrada Ed. Pastoral


Referências:

Coelho, Cláudio Pinas. A sexualidade à luz da Bíblia. Disponível em: <http://www.sermao.com.br/sermoes/a_sexualidade_a_luz_da_biblia_/>

Da Silva, Wanderson. Sexo antes do casamento. Disponível em: <http://terapiasexualcristao.wordpress.com/2010/07/20/sexo-antes-do-casamento/>


Um comentário:

  1. PAZ IRMÃ VAMOS VER O QUE O APOSTOLO PAULO DIZ:
    Romanos 1
    18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
    19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.1 Coríntios cap. 7:
    1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
    2 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
    3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
    4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
    5 - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

    Ou seja, não existe nenhuma pregação contra o casamento, mas sim contra a prostituiçãoMas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se
    1 Coríntios 7:9 O SEXO DENTRO DO MATRIMONIO É UM PRESENTE DE DEUS AO SER HUMANO E A RECOMENDAÇÃO DE SÓ TER RELAÇÕES DEPOIS DO CASAMENTO É PARA QUE OS CASAL SE DESCUBRAM JUNTOS COMO ALGUÉM QUE ACABA DE GANHAR UM PRESENTE E TEM O PRAZER DE ABRIR A EMBALAGEM E VER A SURPRESA ALI REVELADA. POREM ISSO SE APLICA A TODOS OS SERES HUMANOS MAS NEM TODOS TIVERAM O PRAZER DE CONHECER O REAL SIGNIFICADO DAS ESCRITURAS EM SUA JUVENTUDE E POR ESTE MOTIVO VIVEREM EM UMA CULTURA DE LIBERALISMO MAS QUANDO COMEÇAMOS A VIVER A VIDA SEGUNDO A RECOMENDAÇÃO DE DEUS VEMOS O QUANTO PODERIA TER SIDO MELHOR NOSSAS VIDAS

    ResponderExcluir